terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Primeira Mochila, Primeira Carona

Olá a todos..


Sou Matheus Seixas, 18 anos, moro no RJ e decidi conhecer a Ilha do Mel/Curitiba..


Mas já deixo de aviso, não foi da maneira convencional; foi de carona!


Minha primeira mochilada sozinho.. Valeu muito a pena, espero que curtam as fotos e um dia conheçam a ilha..



Dia 01 (13 de Janeiro)


Saí de casa conforme prometido (atrasado) e ainda passei para comprar uma lanterna (na Ilha do Mel não há iluminação nas trilhas) em uma loja de camping.


Caminhei do Centro de Niterói até a subida da Ponte Rio-Niterói para tentar a primeira carona. Incrivelmente não esperei nenhum minuto. Ao primeiro sinal, um caminhão que transportava água parou e me chamou para dentro. Eram dois caras aficcionados por futebol (e flamenguistas) e não sossegavam com a demora para o início do estadual.


Saltei em frente à Rodoviária Novo Rio e caminhei até o porto. Fui informado que não poderia entrar e teria de esperar do lado de fora por um caminhão saindo (Obs.: No sol e sem previsão de horário para saída de qualquer caminhão).


Tomei então uma van para a Dutra (BR 116) e saltei em um conhecido posto de caminhoneiros, o Posto 13 (Km 13). Não eram 11 horas da manhã, mas o sol já rachava na rodovia. Como bom carioca, estava de regata e já ficava vermelho antes mesmo de estar na praia (achei um sacrifício muito grande abrir a mochila para procurar um protetor, por isso não o fiz). Depois de inúmeras tentativas fracassadas, causadas principalmente pelos rastreadores (malditos sejam) e também pela falta de carga nos caminhões (alguns estavam a 5/6 dias no posto, um senhor parou sua carreta no acostamento. Solicitei carona para São Paulo (pois já eram mais de 15 horas e eu já havia desistido de ir direto para Curitiba), e ele topou. Nota: Bendito seja o Posto 13 da Dutra, que tinha água "potável"(?) gelada grátis!! (todos, inclusive o pessoal do posto, bebiam toda hora)


O que eu não sabia era que o motorista, Dirceu, procurava desesperadamente por peças para caminhão. Imaginei que o dele estivesse com problemas.


- Antes de continuar, preciso descrever Dirceu, pois senão não vão compreender a graça da situação. Dirceu possuía uns 50/60 anos, caminhoneiro de longa data que já viajou o Brasil inteiro. Paulista típico, com toda a raiva do mundo dos cariocas (o que eu fazia lá(?)), mas cantarolava "Cidade Maravilhosa"com entusiasmo de quem viveu tempos de ouro no Rio.




Dirceu, então, procurava peças, e por onde passava reclamava dos cariocas. Fui quebrando o gelo e desconversando a respeito dos cariocas, dizendo que nem todos são assim, que são poucos os mal-humorados. Até que em uma loja de autopeças ele fez um sinal de mais ou menos - como quem dissesse: esse dá pro gasto -; na volta entoou em alto e bom tom (ele tinha a língua meio presa): "esse cara é gente fina".


Descobri então que as peças não eram para ele, e sim para um companheiro de companhia que havia enguiçado na Dutra. Honestamente, e infelizmente não lembro o nome dele. Ficamos consertando (e sim, me sujei de graxa e subi no caminhão para ajudar) por um bom tempo e ainda paramos mais uma vez para consertar a lanterna do mesmo companheiro. Ambos ficaram bem preocupados e me ajudaram bastante me deixando em Jacareí-SP, cerca de 1 hora da capital; pois estavam indo para Campinas. Era um posto 24 horas, com uma churrascaria. Despedimo-nos e fui comer algo, afinal não comia desde o café da manhã. Chorei e ganhei um desconto, pagando preço de caminhoneiro no jantar e nas bebidas. Gastei pouco mais de 10 reais para comer um bom prato de peão. Pedi uma água e dei a sorte de descobrir depois que eles enchiam para mim (serviu para a noite). Descolei um banho quente por uns trocados, o qual foi aproveitado ao longo dos seus 8 minutos... Foi o cara do banho que me deu a dica da água, show de bola..



2 comentários:

  1. Ai irmão, que vontade de está junto c vc!!! Quero te ver logo e saber tudooooooo!!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Muito foda sua viagem quero ir tb!
    quando é a proxima^?

    ResponderExcluir